terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Não é fácil ser escritor no Brasil. E daí?


 

                     Quando comecei minha carreira como escritora, não imaginava que existissem tantos autores no mercado literário em nosso país. A cada dia, surgem milhares de novos escritores em busca do seu espaço, tentando conquistar o seus leitores, escrevendo o seu melhor texto para agradar o seu público.

 Acredito que muitos desistem no primeiro ano de trabalho, pelo simples fato de que os “Nãos” formarão uma barreira enorme, desanimando, desestimulando e até mesmo, destruindo o que um dia poderia se tornar um autor best seller.

Porém, eu aprendi, que a persistência é a alma do negócio. Não só na carreira de escritor, como em todas as outras. Todas as profissões têm o seu momento de ânimo e desânimo, glórias e derrotas, perdas e ganhos. E nem por isso, façamos que o nosso maior sonho seja impedido de realizar. Temos que lutar contra essa negatividade toda e acreditar que o melhor sempre estará por vir. O que seria dos fãs de Harry Poter, se nos primeiros “nãos” ( e olha que foram muitos!) JK Rowling desistisse de publicar um livro, que se tornaria fenômeno mundial?

Por isso, se você tem um sonho engavetado, aguardando a coragem aparecer, arrisque-se, persista e acredite que a realização profissional acontecerá em sua vida. Lembre-se que há espaço para todos, só depende de você conquistar o seu.

Boa sorte!

4 comentários:

  1. Adorei!! Vejo muita gente reclamando do mercado editorial falando que quer deixar de ser escritor, e é maravilhoso ver alguém que sabe que o mercado está difícil e mesmo assim dizer "e daí?". É um sonho difícil como qualquer outro, não podemos desistir pelos "nãos".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desistir, Jamais!!! Obrigada pelo seu comentário Laury! O mercado é difícil? Claro que é. Mas nada é impossível. Tem que acreditar no seu trabalhos e ir à luta. Beijos!!

      Excluir
  2. Gostei do texto, Lya! Foi uma grande inspiração. Eu não escrevo, mas conheço a luta que é dos escritores brasileiros para terem sua chance de brilhar também! Concordo que não se deve desistir nas primeiras dificuldades, pois, como você mesma citou, muitos dos autores mais famosos já receberam "nãos" e hoje estão aí conhecidos no mundo todo, inclusive a autora de Crepúsculo! Não sou fã da saga, mas li em uma entrevista que ela enviou seu manuscrito para muitas editoras e várias nem responderam, mas outras decidiram apostar e hoje é um sucesso no mundo todo. Temos que lutar bastante para conseguir sucesso, temos que merecer! :)
    beijos e sucesso para você!
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Dani. Tudo que é muito fácil, nós seres humanos, tendemos a não dar valor. Por isso, a grande gratificação, vem do esforço e trabalho conquistado. Temos que acreditar que somos capazes, estudar, trabalhar e assim virão as recompensas. Beijos e Sucesso para você também!!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário.