quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Você compraria um livro pela capa?


Você escolheria um livro pela capa?

Lya Gallavote

 

Nessa minha jornada como escritora, aprendi muitas coisas valiosas no mercado editorial. Uma delas (que me chamou muito a atenção) foi saber que várias pessoas escolhem um livro pela capa. Não digo pessoas que conheceram o livro pela mídia ou por indicações de amigos. Digo aquelas que vão adquirir um exemplar com o simples intuito de ler um bom livro. Por incrível que pareça, a capa é uma escolha para a compra de um livro.

Como é o primeiro contato que o leitor tem com a obra, a capa passa a ser uma espécie de amor a primeira vista. Claro que pela leitura da sinopse também se conquista o leitor e a preferência por um livro de um autor que já ele já conheça conta muito.

De certa maneira, se o leitor não conhecer o autor, ao ler a sinopse e se interessar pelo conteúdo, provavelmente ele desejará ler o livro inteiro.

Mas, será que ele irá se interessar pelo livro, se a capa não lhe chamar a atenção?

Fico imaginando quanto livros estão esquecidos nas prateleiras ou nos sites das livrarias por não apresentarem nenhum atrativo significativo em sua capa. Aliás, a capa também pode enganar. O livro poderá ter uma excelente apresentação e um conteúdo nada estimulante ou agradável – o que irá revoltar o leitor.

Portanto, sugiro que quando quiser ler um livro, sem nenhum conhecimento prévio sobre seu conteúdo, não o julgue apenas pela capa.

 Boa leitura!

2 comentários:

  1. Olá!
    Achei muito interessante o seu posto. Eu já li livro pela capa. Já deu certo assim como também deu bastante errado rs.

    Amei o seu blog e já estou seguindo.

    Bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, bom dia.
    Seu post me fez sentir uma leve culpa por algumas das minhas escolhas e tenho que concordar que isso é um erro comum. Julgamentos pela capa tem 50% de chance de dar certo ou errado e com certeza já me decepcionei com livros que tem um marketing forte mas o livro é fraco ):
    Enfim, uma boa dica para abrir os horizontes (:

    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário.