quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Como escrever um texto de qualidade


Quando surge uma ideia para um texto novo, o autor (lembre-se: blogueiro também é autor) tem que procurar lapidá-la para se tornar viável de ser publicado. Por isso, sempre existe o processo necessário de pesquisa ( nem que seja no repertório mental).

Não dá para escrever um texto com ideias originais. Sempre existe uma reelaboração do repertório cultural prévio.

É necessário iniciar a pesquisa decidindo o gênero textual: um post para o blog, uma crônica, um ensaio, uma entrevista ou qualquer outro tipo de texto que queira publicar.

O próximo passo é ler muita coisa a respeito do que irá abordar e juntar muita informação. É necessário entender o máximo possível do assunto antes de começar a escrever.

Vale a pena criar o hábito de ler, reler e reescrever. Ouvir as críticas e aceitar sugestões também ajuda a melhorar a qualidade do seu texto.

A revisão é uma etapa muitas vezes negligenciada por causa da falta de tempo. Mas é nessa hora que se aplica o conselho de deixar o texto final descansar por ao menos uma noite e voltar a revisar no dia seguinte.

Uma revisão segura é feita pelo menos três vezes em um texto. É necessário reler depois de escrever e dar um tempo para fazer outras releituras.

 Avalie se :

1.       O texto está inteiramente coerente;

2.       As ideias são bem conectadas;

3.       O vocabulário está adequado para o tipo de texto;

4.       A pontuação está bem empregada;

5.       O tema foi respeitado.

Seguindo essas pequenas dicas seus leitores sempre ficarão com um gostinho de quero mais e voltarão, com certeza, para lerem sua próxima postagem.

Sucesso!